Descarte Responsável

Para descartar pneu usado de forma ambientalmente correta existem algumas opções, reaproveitar o pneu para construir vasos, móveis, ou dar outro uso para o objeto ou aplicar a logística reversa e devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.

Pneumático, mais conhecido como pneu, é um tubo de borracha cheio de ar e ajustado ao aro da roda do veículo, que permite a sua tração e, ao mesmo tempo, absorve os choques com o solo sobre o qual o veículo trafega. O pneu não é composto de materiais tão nocivos a ponto prejudicar o meio ambiente. No entanto, o formato do produto é bem propício para a proliferação de doenças, como a dengue. Além disso, somente no no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano e muitos pneus acabam jogados em rios, o que aumenta a calha dos mesmos, podendo causar transbordamentos.

Recauchutar, doar, vender

Recauchutar em uma oficina e doar para empresas que o reutilizam de outras formas são atitudes bem legais para serem feitas com pneus velhos. Também há artistas que os utilizam como matéria-prima para construir móveis e outros objetos. Caso não haja nenhuma dessas opções ao seu alcance, através da política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) o descarte de pneus usados é de responsabilidade do fabricante, portanto cabe a ele a responsabilidade de recolher e dispor adequadamente. Mas não se esqueça que você também faz parte dessa cadeia, como consumidor você tem a obrigação de devolver o pneu usado, por isso entre em contato com o fabricante, o local onde você adquiriu o pneu ou leve até um ponto de entrega voluntária. Acesse nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o ponto de entrega voluntária mais perto de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp