Você sabe de que um pneu é composto e suas nomeclaturas?

Algo que nem todos fazem ideia é de que um pneu é composto. Pois bem aqui vamos fazer uma breve abordagem de sua estrutura interna, afinal pneu não é feito somente de borracha!

Observe na ilustração as partes que estruturam o pneu:

O_pneu_composicao_e_estrutura-fig01

Segundo informações do site da empresa Brazil Tires, segue a descrição de cada parte que compõe o pneu.

Carcaça: é a parte resistente do pneu construída para receber pressão, carga e impacto. Retém o ar sobre pressão para suportar o peso e a carga do veículo. Pode ser fabricada de poliéster, nylon ou aço. O processo de construção da carcaça é responsável por aspectos importantes de dirigibilidade, como balanceamento, geometria e simetria.

Talões: são construídos conforme especificações do diâmetro, de modo a garantir a segurança para que o pneu não solte do aro (destalonamento) quando submetido a esforços laterais. Internamente são constituídos de arames de aço de alta resistência.

O_pneu_composicao_e_estrutura-fig02

Paredes laterais: são as laterais (costado) dos pneus desenvolvidas por compostos de borrachas com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga.

Cintas (lonas): são feixes de cintas colados sobrepostos, de maneira a suportar as cargas em movimento. Sua principal finalidade é garantir maior área de contato e menor pressão sobre o solo.

Banda de rodagem: é a banda de rodagem que está em contato com o solo e que transmite a força do motor em tração. Possui blocos (as partes cheias) e sulcos (partes vazias). Deve oferecer tração, estabilidade, aderência e segurança para cada tipo de terreno.

Ombros: são as extremidades da banda de rodagem e os apoios necessários para a segurança em curvas e manobras.

Nervura central: é a parte central da banda de rodagem, que tem contato circunferencial do pneu com o solo.

Bom, para aguentar tanto impacto e resistir as mais adversas forças que aplicamos nos pneus este conjunto deve ser muito bem produzidos e com material de qualidade. Tudo isso encontramos na melhor linha de produção de pneus do mundo a Bridgestone-Firestone com o melhor custo/beneficio na compra de pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp